terça-feira, 5 de agosto de 2014

Qual a diferença entre o peso da gordura e o peso do músculo?

Parece que um quilo de gordura é mais pesado que um quilo de músculos, mas é claro que um quilo, será sempre um quilo não importa o material que foi pesado.
É como um quilo de algodão e um quilo de ferro. O peso é o mesmo, mas o espaço que ocupam é muito diferente.
Muitas pessoas me perguntam como podemos reduzir medidas e não reduzir o peso total.
Quando fazemos massagem podemos mudar as medidas sim, pois as gorduras podem ser moldadas pelas mãos e aparelhos, retiramos excesso de liquidos que ficam entre as células de gordura, então mudamos as medidas do corpo, mas muitas vezes o peso não se altera. Ou quando fazemos atividades físicas, deixamos o corpo sarado e muitas vezes mais pesado. Isso ocorre porque a massa gorda (que é a gordura) e a massa magra (que são os músculos) podem ter o mesmo peso, mas a massa magra ocupa muito menos espaço, pois o músculo é muito mais compacto.


Muitos que estão acima do peso, não imaginam o quanto cinco  quilos poderá fazer diferença no corpo, pois pensam assim, cinco quilos de arroz, ou seja, um pacote de arroz não ffaria tanta diferença no meu corpo. Mas estão pessoas não sabem que cinco quilos de gordura, ocupam muito mais espaço que um pacote de cinco quilos de arroz..
Muitos clientes comentam que iniciaram musculação, seguem a dieta proposta e aumentaram o peso. E pensam em desistir da atividade física, justamente porque não entendem essa diferença entre o volume da massa gorda e da massa magra.
Tecido adiposo e tecido muscular possuem diferenças absurdas, o formato e as funções  das células já mostram uma grande  diferença entre os tecidos.
Mas as mudanças entre os tecidos não param por aqui, o tecido muscular para se manter, gasta muito mais energia, muito mais ATPs que o tecido adiposo. Então uma pessoa com mais músculos possuem uma queima de energia maior, então seu metabolismo basal é mais alto. Então quanto mais atividade física, quanto mais músculos essa pessoa tiver, mas chance de ficar magra e manter-se magra. Pois seu consumo de energia em repouso continua mais alto que o consumo do obeso em repouso.
O que fica claro, é que não podemos definir o peso como único critério pra saber se a pessoa está em forma ou não. Duas pessoas, com a mesma altura e mesmo peso, podem ser completamente diferentes esteticamente, além das diferenças no metabolismo  celular.
Então se você iniciou atividade física (musculação por exemplo) e aumentou o peso, veja bem, você NÂO engordou, mas você ganhou massa magra, ganhou músculos.

Acontece também, que muitas pessoas iniciam dietas sem acompanhamento de um profissional qualificado, e perde peso.
A pessoa sobe na balança, peso reduzido, pessoa feliz com os resultados. 
Mas o que pode acontecer nessas dietas é que a pessoa perdeu peso, mas não necessariamente tecido adiposo, gorduras. E sim estruturas que não podemos perder, como músculos (proteínas), líquidos. 
A dieta equilibrada visa redução do tecido adiposo e ganho da massa magra, esse é o ideal. Isso é emagrecer com saúde.
Por isso devemos  trocar hábitos ruins por hábitos saudáveis, fazer atividade física, procurar profissional competente, isso sim garante corpo bonito e saudável, independente do peso que a balança mostra.

Alessandra Morgado




2 comentários:

  1. Gostei bastante do post e deu pra notar nitidamente a diferença
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir