sábado, 9 de agosto de 2014

Opções de farinhas mais saudáveis

Nossa culinária tradicional quase que nos obriga a sempre usar a farinha de trigo branca , como se não houvesse outras opções. Mas na verdade é o costume, o hábito que nos faz preparar as receitas sem pensar em substituições mais saudáveis.
Mas agora, com esse post, você poderá inovar nas suas receitas,  perder alguns quilos, se livrar de algumas alergias e melhorar sua saúde.


Todas as farinhas são fontes de carboidratos, mas a diferenças entre as farinhas  é justamente o quanto que elas fornecem de proteínas, fibras, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais, e outros nutrientes.
Essas opções de farinhas ajudam a aumentar a sensação de saciedade, controlam melhor os níveis da glicemia no sangue, e ainda combatem o colesterol. 
Vale super a pena conhecer as propriedades dessas farinhas e não só conhecer, mas colocar em prática a substituição da farinha de trigo branca nas receitas.

5 FARINHAS BEM MAIS SAUDÁVEIS PARA VOCÊ

Farinha de quinua: oferece proteína de alta qualidade, possui todos aminoácidos essenciais, incluindo o triptofano, fornece omega 3 e 6. 
Essa farinha enriquece qualquer receita, pode ser usada  em bolos, biscoitos, panquecas, massa de pizzas.
Não contem gluten.

Farinha de amêndoas:  fonte de gorduras boas, possui  vitamina E, ´fazendo com que seja um alimento antioxidante, essa farinha deve ser mantida na geladeira ou congelada após abertura da embalagem.
Excelente para empanar frangos, peixes, fazer almondegas, pode substituir farinha branca em bolos e biscoitos, panquecas e tortas.

farinha-linhaca

Farinha de Linhaça:  essa farinha devemos procurar na versão  estabilizada pois assim suas gorduras do bem (insaturadas) estarão preservadas.  Essas gorduras ajudam a aumentar o colesterol bom, o HDL, também é boa fonte de fibras, ajudando muito no trânsito intestinal.
Pode ser utilizada para enriquecer pães, bolos, tortas. Pode ser usada para empanar assados, e também ser consumidas sobre frutas picadas.

Farinha de soja: fonte de cálcio, fibras e possui mais do que o triplo de proteínas do que a farinha branca. Também se destaca por possuir isoflavonas (ajudam a combater os sintomas da TPM e menopausa).
Pode ser usada para encorpar molho branco, sopas, cremes doces para recheios. Para receitas não fermentadas pode-se utilizar até 1/3 de farinha de soja em substituição da farinha de trigo branca.

Farinha de cevada: aqui encontramos boa fonte de fibras, beneficiando muito o funcionamento dos intestinos. Ajuda a reduzir níveis de colesterol e açúcar no sangue.
Rica fonte de minerais como magnésio (relaxante muscular), selênio que combate radicais livres.
Essa farinha deixa as receitas mais leves, macias. Utilizada em biscoitos, pães, panquecas. É uma boa alternativa para substituir a farinha branca.


Alessandra Morgado











4 comentários:

  1. Gostei bastante da postagem, cheia de informações úteis, parabens!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que podemos comer mais saudável, gostei muito da farinho de soja. Te convido a conhecer o meu blog. Se gostar me dá uma forcinha seguindo, ctz retribuirei o carinho!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir