quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Oligoterapia e Biotipologias de Menétrier

 Oligoterapia e Biotipologias de Jacques Menétrier

A Oligoterapia é uma técnica terapêutica que visa equilibrar o organismo através da reposição de doses ínfimas de minerais.
Esses oligoelementos ajudam na homeostase do corpo.
É uma terapia preventiva, porém auxilia na cura. Pois aumentando a saúde do organismo, ele mesmo pode acionar os sistemas de cura, pois o corpo o tempo todo busca sua homeostase (equilibrio).
Pessoas portadoras de doenças funcionais ou doenças lesionais podem se beneficiar com a oligoterapia.
Oligoelementos  participam das reações quimicas, outros também possuem função antioxidante, ajudando na varredura dos radicais livres. O excesso de radicais livres no organismo podem desencadear doenças degenerativas, envelhecimento das células e etc.
Essa forma de tratamento é rápida e segura.
Dr Jacques Menétrier,  nos anos 30, na França,  deu continuidade aos trabalhos realizados por Gabriel Bertrand e J.U. Sutter, surgindo assim a Oligoterapia Catalítica.
É uma forma natural de tratamento que também recebeu o nome de Terapia Ortomolecular.
Os oligoelementos utilizados no tratamento, são pequenas doses de minerais que já existem no nosso organismo. Mesmo sendo pequenas quantidades, são essenciais para que ocorra as reações bioquímicas.
Temos os oligoelementos essenciais que atuam na fisiologia, o organismo não pode desenvolver seu ciclo vital sem os mesmos. As concentrações de oligoelementos devem se manter constantes nos tecidos. E temos também os oligoelementos não-essenciais, mas que também apresentam papel importante.
Esses micronutrientes participam das atividades hormonais, enzimáticas. As vitaminas realizam melhor suas funções na presença dos oligoelementos.
Somente por esses motivos já percebemos a importância dessa terapia. A carência mineral desencadeia muitos sintomas, mas muitas vezes "os laboratórios" não conseguem  diagnosticar.

Oligoelemento catalítico, significa que ele faz catálise, ou seja, ele é capaz de acelerar uma reação química, sem sofrer modificação, sem fazer parte do produto dessa reação.
Ele acelera em milhares de vezes a velocidade de uma reação química, sem mudar seu equilibrio, sem se alterar ao final da reação. Por causa dessas propriedades, os oligoelementos  são indicados para diversas patologias, pois ele entra no organismo e acelera uma reação que estava "adormecida" e sai dessa reação já pronto para atuar em outra reação, corrigindo, ativando, acelerando as funções bioquímicas.


Menétrie alcançou muitos resultados e muitos médicos praticam a Oligoterapia há décadas.
Hoje podemos dizer que essa é uma prática segura, confiável, utilizando frequencias vibracionais de minerais, preparados e apresentados de forma segura, segundo critérios famacológicos rigorosos.
A prática da Oligoterapia consiste em fazer uma anamnese onde o terapeuta irá definir a biotipologia do paciente, e em qual diátese ele se encontra. Após esse longo questionário respondido pelo cliente e analisado minuciosamente pelo terapeuta, então o profissional poderá indicar quais os oligoelementos devem ser utilizados para a busca do equilibrio do organismo.

Curso de Oligoterapia com Dra Alessandra Morgado, em Sorocaba, Jundiaí, Americana setembro/2014 para informações deixe seu email.
Abraço

Curso Estética ortomolecular com Dra Alessandra Morgado

Dra Alessandra Morgado entrevista para Hariane Fonseca programa Temperando o Papo







2 comentários: