quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Chá de Hibisco - sabor exótico que seca barriga


Chá de hibisco, você já experimentou?
Pode ser apreciado quente para o chá da tarde, ou gelado, como um refresco para os dias de verão.

O chá é extraído do flor desidratada  da planta hibisco Sabdariffa, que não é o mesmo hibisco encontrado nos jardins,

Essa bebida é desconhecida da maioria, mas suas propriedades deveriam ser apreciadas por todos. Rica em substancias antioxidantes como os flavonóides e ácidos orgânicos.
Hoje ele está mais famoso, pois a divulgação mostrando  que o hibisco possui propriedades que combatem a gordura da barriga e também dos quadris, tem feito com que principalmente as mulheres abram um espaço na agenda diária para apreciar o chá de hibisco.
E realmente ele tem esse poder "seca barriga", pois possui propriedades para reduzir a adipogênese, que é um processo onde ocorre a expansão do tecido adiposo.
Isso ocorre quando as células de gordura atingem seu limite de estocagem de gordura, ocorrendo um desequilíbrio energético que fazem com que percam a capacidade de armazenagem, com isso é necessário que outras células possam fazer esse estoque. Para que isso aconteça, outras células do tecido adiposo  que talvez não seriam células para acumulo de gordura, mediante estímulos, sofrem diferenciações até que passam  a adquirir essa especificidade e se transformam em pré-adipócitos. E essa diferenciação continua até que sejam capazes de estocar gordura. Para ocorrer essas diferenciações, essas células recebem estímulos.
Esses estímulos podem ser muitos, mas citaremos alguns:
A exposição aumentada à gordura saturada,  ao ácido linoleico (omega 6) e glicocorticóides. Pois essas substancias ativam essas células para se diferenciarem em pré adipócitos. Os ácido graxos saturados e linoleicos realizam função direta ou indireta por meio da atuação de moléculas sinalizadoras para o inicio da via ou através da produção de uma substancia denominada prostaciclina, proveniente do ácido araquidônico (omega-6).
Bem como a insulina. Quando a insulina está em proporções elevadas ela contribui para diferenciação dos adipócitos. Então percebemos que a ingesta elevada de carboidratos é uma excelente fonte  energética, mas também um indutor dessa diferenciação celular, pois os carboidratos são responsáveis pela elevação mais rápida da insulina.
O chá de hibisco possui algumas substancias que impedem esse mecanismo de diferenciação de células do tecido adiposo.]Mas os benefícios não cessam aqui.
Alguns flavonóides presentes no hibisco possuem efeito cardioprotetor e vasodilatador, portanto é mais um ajudador na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom HDL.
A pele, unhas, ossos  e os cabelos e nossos neurônios também saem ganhando, pois essa bebida é rica também em riboflavina e tiamina. Essas vitaminas ainda ajudam na capacitação de energia das células e no auxílio do metabolismo da glicose e oxigênio. 
Possui também ferro, essencial para o transporte de oxigênio para todo o organismo, portanto pode aliviar cansaço decorrente de  anemia.
As vitaminas A e C tem efeito antioxidantes, e também protegem  a visão e o sistema imunológico.
Dentre os flavonóides, nota-se a presença de antocianinas que evitam acumulo de gorduras e a quercitina, que possui ação diurética, ajudando muito pessoas que sofrem com retenção hidríca.

Como você pode ver, motivos para você incluir o chá de hibisco na sua dieta, não faltam.
Segue uma receita pra você se encorajar:
Ferva a água, desligue o fogo, adicione as folhas secas de hibisco, tampe o recipiente por 3 minutos. Após isso ele pode ser consumido quente ou gelado.
Uma outra receita, que fica deliciosa:
ferva uma maçã picada com casca, uns 4 cravos da índia e um pedacinho de canela em pau.
Após fervura, desligue e acrescente as folhas de hibisco. Coe o chá, retirando as folhas de hisbisco, os cravos e a canela. Pegue as maças e chá  bata no liquidificador, fica divino.
Pode ser servido quente ou frio. Se precisar adoçar, use um fio de mel.


Chá de hibisco - 200 ml - um copo
Calorias74 kcal
Proteínas0,86 g
Gorduras totais1,3 g
Carboidratos14,82 g
Fibras0,6 g
Açúcar total12 g
Ferro17,28 mg
Magnésio2 mg
Fósforo6 mg
Potássio18 mg
Sódio6 mg
Vitamina C36,8 mg
Tiamina - Vitamina B12,55 mg
Riboflavina - Vitamina B20,198 mg
Ácido fólico2 mcg
Vitamina A30 mcg
Cálcio2 mg
Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.                  
Confira qual a porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes que a porção recomendada, 200 ml (um copo), deste chá carrega: 
  • 213% de vitamina B1
  • 123% de ferro
  • 82% de vitamina C
  • 15% da vitamina B2
  • 5% de vitamina A
Dra Alessandra Morgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário