segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Alimentos que ativam a memória
Precisamos conhecer o que estimula, o que preserva e o que fortalece as funções cerebrais. Nossas células cerebrais também envelhecem, e de acordo com o modo de vida de cada um, esse envelhecimento pode estar acelerado. Mas como cuidar dos nossos neurônios?
277329 memória 1 300x300 Alimentos que ativam a memória
Os radicais livres são vilões poderosos na destruição das células cerebrais. Produzimos radicais livres  de algumas maneiras, fisiologicamente, ou seja,  o fato de respirarmos já é suficiente para fazermos esses radicais livres, e também através de maus hábitos, como dieta desregulada, utilização de drogas (tabaco, álcool,  medicamentos e etc). Quando a produção está muito alta, nosso organismo não consegue neutralizá-los, então com o passar dos anos, inicia-se a degeneração. Pequenos lapsos de esquecimento, “brancos”, isso já é um aviso de que algo não está bem. E com o passar do tempo se agrava até se transformar em patologias graves como Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas.
Para combater os temíveis radicais livres, temos os antioxidantes.
Esses antioxidantes podem ser suplementados, através de uma avaliação nutricional (com profissional competente), ou através de alimentos ricos em antioxidantes.
Nossa conversa hoje é exatamente essa, conhecer os principais alimentos, que possuem antioxidantes capazes de proteger nossos neurônios. Assim podemos ativar nossa capacidade de memorizar e ter raciocínio mais rápido.

Conheça os alimentos que protegem a memória:

277329 memoria 3 300x300 Alimentos que ativam a memória
Gema  de ovo - Contém colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória. Sua deficiência parece estar associada à doença de Alzheimer, causa comum de demência. Boa dica é iniciar o dia com um ovo cozido acrescido ao seu café da manhã. Excelente fonte proteica.
Peixes – possuem nutrientes essências, além de antioxidantes, preferência para os peixes de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum,  arenque, truta, pois são ricas fontes de ácidos graxos ômega 3.
Oleaginosas – Fontes de vitamina E, Selênio que também são antioxidantes, são elas: castanhas, nozes, avelãs, amêndoas, amendoim. Mas cuidado, pequena porção já é suficiente, pois são muito calóricas.
Frutas Vermelhas – Possuem pigmentos antioxidantes que combatem radicais livres e ativam a memória: morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia, tomate e outras.
Frutas e vegetais amarelos – Fontes de betacaroteno, antioxidante que combate envelhecimento celular, encontrados na manga, mamão, pêssego, cenoura abóbora.
Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas – Nesses alimentos encontramos complexo B, essas vitaminas atuam na transmissão neuronal.
Muitos alimentos nos fornecem antioxidantes, devemos aproveitar e consumir alimentos saudáveis, deixando de lado os industrializados, enlatados, embutidos.
Alimentação variada garante mais nutrientes na dieta. Vamos aproveitar?
Não esquecendo da água, 2 litros por dia, boa leitura, palavras cruzadas, bons pensamentos, buscar a paz interior através do conhecimento de DEUS, e uma boa noite de sono. O sono restaura.
Essas são as dicas para cuidar do nosso cérebro.
Dra Alessandra Morgado


Nenhum comentário:

Postar um comentário